A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E A SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR PERTINENTE E NECESSÁRIO

Autori

  • Lusiane Cristina Ziemann Tolomini UNIJUI

Abstract

O presente artigo propõe uma análise de dois conceitos pertinentes: a escola na contemporaneidade e a supervisão escolar (que ao longo do texto também é denominada coordenação pedagógica). Tais conceitos são discutidos a partir de uma compreensão pautada no paradigma da complexidade. A discussão é o recorte de uma pesquisa elaborada, cuja metodologia transitou por dois vieses recursivos: a investigação bibliográfica e a análise textual discursiva, esta, produzida por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com dez professoras supervisoras, de escolas da rede pública estadual do município de Três de Maio/RS. O resultado dessa investigação é um olhar reflexivo sobre a função da coordenação pedagógica na escola hoje, considerando o necessário olhar complexo sobre os fenômenos escolares, uma vez que estes estão tecidos numa trama, que não se sustentam unicamente pela visão fragmentada dos processos existentes no espaço escolar.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-02-15

Fascicolo

Sezione

Artigos Científico